Operação Malha Fina Combate Pesca Ilegal no Rio Cuiabá Mirim
- Pesca 360
- 21 de jan.
- 1 min de leitura
Na semana passada, a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançaram a Operação Malha Fina no Rio Cuiabá Mirim, em Barão de Melgaço, visando combater a pesca predatória na região. A ação resultou na prisão em flagrante de um pescador profissional de 61 anos, além da apreensão de diversos materiais proibidos durante o período de defeso.
A operação teve início após denúncias de que ribeirinhos estavam regularmente praticando pesca ilegal com o uso de redes, anzóis de galho e espinheis. Os suspeitos atuavam principalmente ao longo do Rio Cuiabá e se estendiam até as Baías de Chacororé e Siá Mariana.
Durante a fiscalização, que percorreu mais de 150 quilômetros dos rios Cuiabá e Cuiabá Mirim, foram visitadas várias comunidades locais. A operação resultou na apreensão de 83 exemplares de peixes das espécies piau, pacupeva, dourado e piraputanga, cuja captura é restrita pela Lei do Transporte Zero (nº 12.197/2023). Além disso, foi confiscada uma espingarda calibre .22 e 16 munições.
Entre os equipamentos ilegais apreendidos, estavam seis redes de pesca totalizando mais de 300 metros, duas tarrafas e 41 anzóis de galho, evidenciando a extensão da pesca predatória na região.
A Operação Malha Fina destaca a importância da fiscalização ambiental para proteger a biodiversidade e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.
Comments